Paróquia Nossa Senhora do Amparo terá novo Pároco
Há menos de um mês da posse do novo pároco de Dom Pedro de Alcântara, fizemos uma entrevista com o Padre Gilberto Silva de Fraga, que será também reitor do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.
Confira abaixo a íntegra:
_ Quem é o Padre Gilberto?
“Sou nascido em Osório, criado em Maquiné. Tenho 28 anos. Filho de João Fraga e Rosa Maria Morais. Tenho um irmão, Gustavo. Entusiasta, alegre e, sobretudo, esperançoso.”
_Porque quis ser Padre?
“Eu quis ser padre, para anunciar o evangelho e fazer com que as pessoas tivessem um encontro pessoal com Cristo, encontro esse que pode mudar a vida das pessoas. Servir a Deus na igreja, que em última análise, somos todos nós.”
_Qual a sua perspectiva para esse momento novo de tua vida?
“São as melhores possíveis. É a minha primeira nomeação como pároco, e isso me deixa um pouco apreensivo e ao mesmo tempo desafiado a ser imagem do bom pastor para conduzir para o Cristo, o Bom Pastor.”
_O que já sabes sobre a nova paróquia?
“Em 2008 iniciei minha caminhada vocacional no curso propedêutico, em Três Cachoeiras e trabalhamos na região. Conheci algumas comunidades e pessoas da paróquia de Nossa Senhora do Amparo. Sei que são sete comunidades com o Santuário da Gruta e uma cidade típica alemã.”
_Em relação ao Santuário da Gruta, qual a sua expectativa e o que o senhor pretende desenvolver no local?
“O Santuário mariano da Gruta tem um grande potencial de se tornar um centro mariano de peregrinação. Vamos investir nossas melhores forças e recursos para tornar esse local conhecido e amado em toda a Diocese.”
_É a primeira vez que serás pároco, alguma expectativa sobre isso?
“O padre também é um discípulo de Jesus Cristo e está em caminho… vamos construir juntos, dialogar, buscar em tudo fazer a vontade de Deus em obediência a Igreja. Ser pai, pastor e amigo da comunidade paroquial. Todos serão bem-vindos e encontrarão um padre disposto a ouvir.”
Celebração de posse
Padre Gilberto foi ordenado presbítero no dia 12 de outubro de 2017, em Maquiné, celebrando sua primeira missa dois dias após a ordenação na comunidade de Morro Alto e, após, atuou como vigário paroquial nas paróquias Santo Antônio (Cidade Alta) e Nossa Senhora da Boa Viagem (Cidade Baixa), município de Santo Antônio da Patrulha.
Com a vinda do novo pároco, Padre Adalberto Lummertz foi transferido para a Paróquia Santo Antônio (Cidade Alta), e o padre emérito, Padre Roberto Pezzi, continuará morando na cidade.
A missa de posse está marcada para o dia 9 de dezembro, às 10h30min, segundo dia da novena de Nossa Senhora do Amparo, junto desta haverá a despedida do Padre Adalberto, e a celebração dos 60 anos de ordenação presbiteral do Pe. Roberto.
A celebração ainda terá a confirmação de alguns jovens da comunidade e será presidida pelo bispo diocesano dom Jaime Pedro Kohl. Logo após, haverá almoço no salão paroquial.
Mais informações podem ser encontradas na secretaria paroquial.