Padre Roberto Completa 60 anos de vida Presbiteral
Neste dia 30 de novembro, a 60 anos atrás era ordenado prebistero por Dom Beneditto Zorzi o então Diacono Roberto Egydio Pezzi. Ordenado na Catedral de Caxias junto de seus colegas Pe. Mariano Calegari e Pe. Valdomiro Minela, celebrou sua primeira missa no dia 8 de dezembro na comunidade de São Romedio de Caxias do Sul.
Pe. Roberto nasceu no dia 03 de janeiro de 1931, filho de Magda Lena Tessari e Luiz Pezzi. Entrou no seminário aos 13 anos de idade, estudando em Caxias do Sul, São Leopoldo e Viamão, trabalhou nas paróquias de São Pelegrino, São Francisco de Paula, Criuva, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Dom Pedro de Alcântara (Colônia São Pedro), Três Forquilhas, Vila São João e foi Diretor Espiritual nos seminários de Nova Prata e Maringá.
Vida Prebisteral
Pe. Roberto foi um Padre de muita atuação social e humana. Uma presença no meio do povo, buscando a construção do reino de Deus, cativou e trouxe muitas pessoas para Cristo, levando o amor e a misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Segundo, Celirio Schwank, da Comunidade Nossa Senhora das Graças, Padre Roberto pregava a organização do povo para trazer aquilo que era preciso: “Ele fazia pregação para a comunidade, motivando a trazerem a luz elétrica para a comunidade, organizou as comissões, ele pregava a organização do povo, o direito pela aposentadoria”. Já Marizelia Hendler, coordenadora de catequese por vários anos na paroquia diz: “O Pe. Roberto sempre apoiava a gente, quando tinha curso de formação ele dava carro e até ajudava financeiramente, então foi um apoio muito grande, se não fosse ele, muitas catequistas não iriam conseguir trabalhar na catequese” .
Hoje, o Padre Pezzi reside na cidade de Dom Pedro de Alcântara, onde foi pároco por mais de 40 anos, celebra missas e ajuda atendendo confições. Foi responsável pela criação de todas as comunidades da paróquia e ajudou a cidade trazendo água, luz e outras coisas (além de ter sido um dos condutores do processo emancipatório).
Festa
A Celebração e festa pelos 60 anos de vida Presbiteral se dará no dia 9 de dezembro de 2018, dia da festa de Nossa Senhora do Amparo, junto da posse do novo Pároco Padre Gilberto Fraga, assim como a celebração de confirmação de alguns jovens de nossa paróquia, esta começará as 10h30min e será presidida pelo nosso Bispo diocesano Dom Jaime Pedro Kohl, logo após haverá almoço no salão paroquial e tarde dançante, junto de um grande leilão de gado. A compra de ingressos pode se dar na secretaria paroquial e o custo é de R$ 25,00 para adultos e R$ 15,00 para crianças de 6 a 10 anos.
Este trabalho foi baseado na pesquisa do Seminarista Assis Hainzenreder Hendler, feita para o curso propedeutico no ano de 2017, o trabalho pode ser enviado via e-mail para quem quiser. A proposta da pesquisa, é que esta se espanda a fim de se recuperar a história da paróquia que deve completar 100 anos de criação desde o curato no ano de 2022, há a possibilidade de ser lançado um livro.