Paróquia celebrará Solenidade do Corpo de Cristo

No dia 30 de maio, a comunidade católica se reunirá para celebrar a Solenidade de Corpus Christi, um dos momentos mais importantes do calendário litúrgico. Como todos anos, na Igreja Nossa Senhora do Amparo vamos nos reunir pra celebrar a santa missa que começará às 9h30.

A Missa Solene terá início às 9h30 na Igreja Nossa Senhora do Amparo. Após a celebração, a tradição dos tapetes de Corpus Christi será mantida com o envolvimento das escolas do município, bem como das turmas de Iniciação a Vida Cristã (IVC) e demais lideranças. Os tapetes, que simbolizam o caminho percorrido por Jesus Cristo durante a procissão eucarística, serão confeccionados com materiais doados pela comunidade. Este ano, em um gesto de solidariedade, todos os materiais utilizados serão posteriormente doados às vítimas das recentes enchentes no Rio Grande do Sul, demonstrando a união da fé com a caridade.

À noite, a comunidade está convidada para um momento de adoração eucarística que ocorrerá às 19h na Igreja da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, localizada no Porto Colônia. Este será um tempo de profunda reflexão e oração, onde os fiéis poderão renovar sua fé e devoção ao Santíssimo Sacramento.

Corpus Christi, que em latim significa “Corpo de Cristo”, é uma solenidade que celebra a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. Instituída no século XIII, a festa convida os fiéis a adorarem o Santíssimo Sacramento e a refletirem sobre o mistério da transubstanciação, onde o pão e o vinho se transformam no corpo e sangue de Cristo durante a celebração da Missa.

A procissão eucarística, uma tradição que data do século XIV, é uma demonstração pública de fé e uma oportunidade para que os cristãos expressem seu amor e reverência por Cristo presente na Eucaristia. Os tapetes de Corpus Christi, com suas cores vibrantes e desenhos detalhados, são uma expressão artística dessa devoção e um testemunho da beleza da fé católica.

Convidamos todos os fiéis a participarem ativamente dessas celebrações, fortalecendo a comunidade e ajudando aqueles que mais precisam. Rezemos juntos a oração ao Santíssimo Sacramento e pedimos a intercessão de Nossa Senhora do Amparo por todos nós.

Oração ao Santíssimo Sacramento:
“Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento, nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso corpo e do vosso sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

Intercessão a Nossa Senhora do Amparo:
“Querida Mãe, Nossa Senhora do Amparo, interceda por nós junto a seu Filho, Jesus Cristo. Proteja-nos e guie-nos no caminho da fé, da esperança e da caridade. Amparai-nos em nossas necessidades e fortalecei-nos em nossa caminhada cristã. Amém.”

Que esta Solenidade de Corpus Christi seja um momento de renovação espiritual e de compromisso com a fé, unidos pelo amor e pela solidariedade.

EQUIPE DA PASCOM