Paróquia celebrará festa de Nossa Senhora do Amparo

No dia 9 de dezembro de 2023, a comunidade e a Paróquia celebram a Festa de Nossa Senhora do Amparo.

A tradicional festa começa com a Santa missa às 20 horas na Igreja da comunidade e, posteriormente, a festa continua até a madrugada com o bazar de galinha com rosca e o baile com a animação do Dj Betinho. Os ingressos para a galinha podem ser adquiridos com os festeiros ou na secretaria paroquial no valor de R$60,00.

Os festeiros desse ano são: Adenir Mengue Webber e Pamela Paulo Webber; Gelson Ronei Shwanck Borges e Carmen Lucia Nunes Borges; Jorge Maia e Leci Scheffer Maia; José Fernando Monteiro e Vanilda Hahn Monteiro; Pedro Behenck de Melo e Rosa Matias da Rosa; Eni Teresinha Monteiro.

Segundo relatos históricos, a devoção a Nossa Senhora do Amparo já começa na antiguidade, na Roma antiga do séc. III, e se espalha por todo continente europeu, mas há muitos relatos envolvendo essa devoção no povo de Portugal, e remontaria a passagem do Evangelho de João em que Jesus deixa sua mãe como mãe (e amparo) de toda humanidade. No Brasil, há registros de Igrejas em homenagem a santa no início do Sec. XVII.

Em nossa paróquia, a devoção existe há mais de 170 anos; documentos comprovam a criação da irmandade de Nossa Senhora do Amparo, na década de 1850, e da freguesia de Nossa Senhora do Amparo em 1922. No entanto, ainda não se pode afirmar com precisão de onde teria surgido (há testemunhos de que esta teria vindo na primeira imigração de alemães, no século XIX, com uma das famílias, e teria se tornada padroeira da primeira comunidade).

Fontes: http://www.diocesedeamparo.org.br/index.php/2016/03/24/nossa-senhora-do-amparo-historia/
Registros históricos no acervo paroquial e diocesano.

EQUIPE DA PASCOM.