Paróquia Nossa Senhora do Amparo terá novo Pároco

Padre Gilberto na sua missa de ordenação.

Há menos de um mês da posse do novo pároco de Dom Pedro de Alcântara, fizemos uma entrevista com o Padre Gilberto Silva de Fraga, que será também reitor do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.

Confira abaixo a íntegra:

_ Quem é o Padre Gilberto?

“Sou nascido em Osório, criado em Maquiné. Tenho 28 anos. Filho de João Fraga e Rosa Maria Morais. Tenho um irmão, Gustavo. Entusiasta, alegre e, sobretudo, esperançoso.”

_Porque quis ser Padre?

“Eu quis ser padre, para anunciar o evangelho e fazer com que as pessoas tivessem um encontro pessoal com Cristo, encontro esse que pode mudar a vida das pessoas. Servir a Deus na igreja, que em última análise, somos todos nós.”

_Qual a sua perspectiva para esse momento novo de tua vida?

“São as melhores possíveis. É a minha primeira nomeação como pároco, e isso me deixa um pouco apreensivo e ao mesmo tempo desafiado a ser imagem do bom pastor para conduzir para o Cristo, o Bom Pastor.”

_O que já sabes sobre a nova paróquia?

“Em 2008 iniciei minha caminhada vocacional no curso propedêutico, em Três Cachoeiras e trabalhamos na região. Conheci algumas comunidades e pessoas da paróquia de Nossa Senhora do Amparo. Sei que são sete comunidades com o Santuário da Gruta e uma cidade típica alemã.”

_Em relação ao Santuário da Gruta, qual a sua expectativa e o que o senhor pretende desenvolver no local?

“O Santuário mariano da Gruta tem um grande potencial de se tornar um centro mariano de peregrinação. Vamos investir nossas melhores forças e recursos para tornar esse local conhecido e amado em toda a Diocese.”

_É a primeira vez que serás pároco, alguma expectativa sobre isso?

“O padre também é um discípulo de Jesus Cristo e está em caminho… vamos construir juntos, dialogar, buscar em tudo fazer a vontade de Deus em obediência a Igreja. Ser pai, pastor e amigo da comunidade paroquial. Todos serão bem-vindos e encontrarão um padre disposto a ouvir.”

Celebração de posse

Padre Gilberto foi ordenado presbítero no dia 12 de outubro de 2017, em Maquiné, celebrando sua primeira missa dois dias após a ordenação na comunidade de Morro Alto e, após, atuou como vigário paroquial nas paróquias Santo Antônio (Cidade Alta) e Nossa Senhora da Boa Viagem (Cidade Baixa), município de Santo Antônio da Patrulha.

Com a vinda do novo pároco, Padre Adalberto Lummertz foi transferido para a Paróquia Santo Antônio (Cidade Alta), e o padre emérito, Padre Roberto Pezzi, continuará morando na cidade.

A missa de posse está marcada para o dia 9 de dezembro, às 10h30min, segundo dia da novena de Nossa Senhora do Amparo, junto desta haverá a despedida do Padre Adalberto, e a celebração dos 60 anos de ordenação presbiteral do Pe. Roberto.

A celebração ainda terá a confirmação de alguns jovens da comunidade e será presidida pelo bispo diocesano dom Jaime Pedro Kohl. Logo após, haverá almoço no salão paroquial.

Mais informações podem ser encontradas na secretaria paroquial.