A fé em tempos de pandemia do novo corona vírus

É bem verdade que não conhecemos nestes últimos cinqüenta anos nada parecido com o que vivemos hoje. O aviso “fique em casa” transformou nosso jeito de viver, comunicar e ser. Não é um somente “não saia de casa” , mas significa decidir entre continuar a viver ou escolher contaminar-se, contaminar aos que amamos ou conhecemos e no pior dos casos, morrer.
No campo da fé cristã católica, onde a vivência em comunidade é um imperativo, estamos todos meio desorientados. Como viver sem celebrar a eucaristia, sem os encontros dos grupos, pastorais, serviços? Como não encontrar o padre aos domingos? Em alguns pode surgir um sentimento de desânimo e estranheza, em outros esse tempo pode produzir idéias novas, novas formas de comunicar e viver o ser Igreja.
O tempo é oportuno para redescobrir a Igreja nas casas, ainda que carente da celebração da Eucaristia, este pequeno núcleo eclesial familiar é continuamente convidado a rezar juntos, partilhar a palavra e a vida e chamados a exercer a caridade, inicialmente entre os seus, mas também cultivando uma abertura aos vizinhos mais próximos, aos familiares distantes, aos necessitados.
Há duas questões importantes para serem refletidas como Igreja. A primeira é sobre a comunidade. A comunidade é importante. Que tipo de comunidade? Quais relações comunitárias devem ser criadas ou reconfiguradas para nos aproximarmos do ideal? A segunda não difere da segunda quanto ao núcleo. O que significa ser cristão católico no mundo de hoje? Qual a capacidade de transformação das realidades impelidas pelos cristãos?
O comércio fechou, o templo-igreja fechou, a escola fechou, mas o coração de Deus continua aberto e derramando sua misericórdia sobre todos aqueles que a desejam e os cristãos continuam no mundo. Cremos que isso passará, não há realidade permanente neste mundo, tudo muda, se transforma. É tempo de aproveitarmos para repensar nosso agir cristão, nossos ideais de mundo, nossa Igreja.

Pe. Gilberto Fraga

Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo