Patoral do Batismo

A Pastoral do Batismo ministra momentos de espiritualização sobre o Sacramento do Batismo à luz do anúncio da Boa Nova. O objetivo da Pastoral é conscientizar pais e padrinhos sobre o valor do batismo e demais sacramentos. Atualmente, o esforço pastoral segue no sentido de mostrar que o batismo seja, cada vez menos, um rito puramente tradicional e social, e cada vez mais uma entrada consciente do homem para o mundo de Cristo e seu Evangelho.
Ao desejar batizar uma criança, antes de tudo deve-se ter consciência de que a graça batismal é uma realidade rica que produz o nascimento para a Vida Nova, pelo qual o homem se torna filho adotivo do Pai, membro de Cristo, herdeiro do Reino de Deus e templo do Espírito Santo.
Preparação para o Batismo
A pastoral promove encontros de formação, com pais e padrinhos, visando à recepção do batismo. A participação é obrigatória para a realização do batizado.
O Encontro de Preparação considera a doutrina da Igreja, a vivência da fé cristã e a celebração do batismo. Seu objetivo é destacar sempre o sentido do Mistério Pascal em nossa vida e o compromisso que devemos ter como cristãos no mundo de hoje.
A Igreja orienta que as crianças filhas de pais cristãos sejam batizadas nas primeiras semanas de vida e, de preferência, na paróquia onde os pais têm residência. Se os pais quiserem que a criança seja batizada em outra paróquia devem procurar a Secretaria Paroquial e adquirir os documentos necessários para a transferência.
Encontros
Para saber sobre os encontros de formação favor procurar a Secretaria Paroquial.