História

No ano de 1922, a Colônia São Pedro de Alcântara foi elevada à categoria de curato passando a ser atendida pelos padres missionários da Sagrada Família. O Curato compreendia as vilas de Torres, Pirataba, Morro Azul, Três Cachoeiras e Três Forquilhas, sendo nomeado primeiro vigário o Pe. Bartolomeu Ticher. Até o dia 24 de outubro de 1942, esta freguesia esteve sob os cuidados de vários padres da Sagrada Família. No dia 25 de outubro 1942, toma posse, o padre Pedro Casara, da Diocese de Caxias do Sul e assim, sucessivamente, vários padres da Diocese de Caxias atenderam até o momento presente, sendo que o Pe. Roberto Pezzi ainda residente na sede paroquial atendeu por mais de 40 anos. Somente em 6 de junho de 1953 o curato é elevado à categoria de paróquia.

Em 1947, um grupo de senhores desbravaram aquela que é a atual Gruta Nossa Senhora de Lourdes e, com o consentimento e apoio do padre Pedro Casara, passaram a empreender as obras necessárias como estradas e degraus para tornarem o lugar acessível. No início do ano de 1950, colocaram as imagens de Santa Bernardete e Nossa Senhora de Lourdes e, no dia 11 de fevereiro daquele mesmo ano, com a presença do bispo Dom José Baréa, vários padres e uma multidão de fiéis, foi inaugurada a Gruta, elevada a Santuário Diocesano na virada do milênio.

A 1ª Romaria à Gruta aconteceu no ano de 1978, com cerca de 100 pessoas. Assim, sucessivamente, todo último domingo de maio é celebrada a Romaria, sendo este ano a 40ª edição.