História

No ano de 1922, a Colônia São Pedro de Alcântara foi elevada à categoria de Curato passando a ser atendida pelos padres missionários da Sagrada Família. O Curato compreendia as vilas de Torres, Pirataba, Morro Azul, Três Cachoeiras e Três Forquilhas, sendo nomeado primeiro vigário o Pe. Bartolomeu Ticher. Até o dia 24 de outubro de 1942, esta freguesia esteve sob os cuidados de vários padres da Sagrada Família. No dia 25 de outubro 1942, toma posse, o padre Pedro Casara, da Diocese de Caxias do Sul e assim, sucessivamente, vários padres da Diocese de Caxias atenderam até o momento presente Somente em 6 de junho de 1953 o curato é elevado à categoria de paróquia.

Em 1950, com o apoio do padre Pedro Casara, os moradores da localidade da baixada, idealizaram e concretizaram o sonho de instalar no local uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete na gruta natural que ficava atrás da lendária capela de São Sebastião. Cavando mais de 100 degraus no arenito, foi inaugurado o que hoje é o Santuário Diocesano da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que no último domingo de maio de cada ano atrai milhares de fieis da região do litoral norte do Rio Grande do Sul, grande Porto-Alegre e sul de Santa Catarina.

A partir novembro de 1999, a paróquia passa a pertencer ao território da nova diocese, instalada em Osório, tendo como seu novo bispo, Dom Thadeu Gomes Canellas, permanecendo a frente da paróquia o padre Roberto Egydio Pezzi, pároco por 48 anos.

Ao longo do tempo o território paroquial foi sofrendo alterações, bem como o número de comunidades que formam a paróquia. Atualmente a paróquia conta com 7 comunidades, todas pertencentes ao município de Dom Pedro de Alcântara.

Alguns dados estatísticos mais atuais.

Habitantes: 2.541 (IBGE, 2010)

Densidade demográfica: 32,62 hab/km²

Etnia: Predominantemente ariana, de influência alemã.

Católicos: 95% da população

Comunidades:Nossa Senhora do Amparo (Colônia), Nossa Senhora Aparecida (Porto Colônia), São Judas Tadeu (Arroio dos Mengues), São Pedro (Morro das Pedras), Nossa Senhora das Graças (Canto dos Hilários), Nossa Senhora de Fátima (Morro dos Leffas), Nossa Senhora do Caravággio (Canto dos Magnus), Santuário da Gruta (Baixada)