Padre Roberto Completa 60 anos de vida Presbiteral

Pe. Roberto, na comemoração de seus 50 anos de ordenação, ao lado da Igreja Matriz de Dom Pedro de Alcântara.

Neste dia 30 de novembro, a 60 anos atrás era ordenado prebistero por Dom Beneditto Zorzi o então Diacono Roberto Egydio Pezzi. Ordenado na Catedral de Caxias junto de seus colegas Pe. Mariano Calegari e Pe. Valdomiro Minela, celebrou sua primeira missa no dia 8 de dezembro na comunidade de São Romedio de Caxias do Sul.

Pe. Roberto nasceu no dia 03 de janeiro de 1931, filho de Magda Lena Tessari e Luiz Pezzi. Entrou no seminário aos 13 anos de idade, estudando em Caxias do Sul, São Leopoldo e Viamão, trabalhou nas paróquias de São Pelegrino, São Francisco de Paula, Criuva, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Dom Pedro de Alcântara (Colônia São Pedro), Três Forquilhas, Vila São João e foi Diretor Espiritual nos seminários de Nova Prata e Maringá.

Vida Prebisteral

Pe. Roberto foi um Padre de muita atuação social e humana. Uma presença no meio do povo, buscando a construção do reino de Deus, cativou e trouxe muitas pessoas para Cristo, levando o amor e a misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Segundo, Celirio Schwank, da Comunidade Nossa Senhora das Graças, Padre Roberto pregava a organização do povo para trazer aquilo que era preciso: “Ele fazia pregação para a comunidade, motivando a trazerem a luz elétrica para a comunidade, organizou as comissões, ele pregava a organização do povo, o direito pela aposentadoria”. Já Marizelia Hendler, coordenadora de catequese por vários anos na paroquia diz: “O Pe. Roberto sempre apoiava a gente, quando tinha curso de formação ele dava carro e até ajudava financeiramente, então foi um apoio muito grande, se não fosse ele, muitas catequistas não iriam conseguir trabalhar na catequese” .

Hoje, o Padre Pezzi reside na cidade de Dom Pedro de Alcântara, onde foi pároco por mais de 40 anos, celebra missas e ajuda atendendo confições. Foi responsável pela criação de todas as comunidades da paróquia e ajudou a cidade trazendo água, luz e outras coisas (além de ter sido um dos condutores do processo emancipatório).

Festa

A Celebração e festa pelos 60 anos de vida Presbiteral se dará no dia 9 de dezembro de 2018, dia da festa de Nossa Senhora do Amparo, junto da posse do novo Pároco Padre Gilberto Fraga, assim como a celebração de confirmação de alguns jovens de nossa paróquia, esta começará as 10h30min e será presidida pelo nosso Bispo diocesano Dom Jaime Pedro Kohl, logo após haverá almoço no salão paroquial e tarde dançante, junto de um grande leilão de gado. A compra de ingressos pode se dar na secretaria paroquial e o custo é de R$ 25,00 para adultos e R$ 15,00 para crianças de 6 a 10 anos.

Confraternização após a ordenação, Pai do Padre Roberto, Luiz Pezzi atrás do bolo.

Este trabalho foi baseado na pesquisa do Seminarista Assis Hainzenreder Hendler, feita para o curso propedeutico no ano de 2017, o trabalho pode ser enviado via e-mail para quem quiser. A proposta da pesquisa, é que esta se espanda a fim de se recuperar a história da paróquia que deve completar 100 anos de criação desde o curato no ano de 2022, há a possibilidade de ser lançado um livro.